O projeto Raízes Rebeldes, acaba de nascer!
A finalidade deste projeto é dar suporte para ativistas que estão em estafa (burn out) ou sofrimento, em decorrência de sua trajetória de luta e que não tenham acesso a cuidados terapêuticos. Vamos utilizar saberes e práticas populares e ancestrais de saúde para o restabelecimento do equilíbrio integral (fĩsico e psicoemocional).
O projeto é todo voluntário e gratuito por isso sua temporalidade e disponibilidade de material (humano e financeiro) pode ser limitado. O projeto está se iniciando agora, e vamos aprender durante o processo a capacidade de atender as demandas.
Através do formulário de Inscrição a pessoa faz um primeiro contato, e marcamos uma conversa online para compreensão do que está passando e como seu corpo e mente está sendo afetada/o. Se a pessoa tive condições financeiras de adquirir insumos para seus cuidados recebe recomendação de práticas, ervas e preparados para seus cuidados. Caso a pessoa não tenha como adquirir é preparado um Kit exclusivo que pode conter itens como: zines, chás, pindas, sementes para acupressão, pomadas, aromaterapia, argila, etc.
O projeto está em desenvolvimento e se reserva ao direito de não atender pessoas em casos que fogem da própria capacidade, orientando a procurar outras/os profissionais.
FAQ
Quer ajudar?
Precisamos de ajuda de pessoas e grupos que circulem no território nacional para poder ajudar com a entrega. Hoje o maior custo previsto é o do envio dos materiais. E nem sempre a pessoas está com energia suficiente para se deslocar para pegar o Kit.
Também é bem vinda doações de:
* Ervas secas para chá e preparados (principalmente se forem orgânicas) como: melissa, capim cidreira, hibisco, camomila, espinheira santa, passiflora (folha de maracujá), dente de leão, calêndula, …
* Insumos como papel toalha, álcool de cereais, ceras, óleos e manteigas vegetais de boa procedência.
* Materiais como: Becker, secador de ervas, tecido voal, misturadores de vidro e inox, mixer potente (inox), panela slow cook, etc…
* Livros e referências de cuidados coletivos e comunitários, plantas medicinais, cuidados psicoemocionais, agroecologia, …